É popular o seu uso em inalações a vapor, em substituição ao eucalipto, que em alguns casos pode ser muito agressivo ou estimulante. É uma ótima opção de óleo para elevar o humor e acalmar a mente.
Principais Propriedades: purifica o ambiente, facilita a expetoração, descongestiona as vias respiratórias em afetar o sono e estimula a circulação.
Aplicações: constipações sazonais, todo tipo de afeções das vias respiratórias e garganta, rugas e linhas finas, insónias.
O óleo essencial de murta verde é eficaz em todos as questões respiratórias com catarro, porém sendo um pouco mais caro, convém reservá-lo para as mais importantes, insistentes.
Sugestão para bronquiolite do bebé:
1ml de óleo essencial murta verde
1ml óleo essencial estragão
1ml óleo essencial funcho
0,5 ml óleo essencial ênula-doce
1ml óleo essencial palmarosa
Misture estes óleos essenciais num frasco de 5ml e depois dilua em óleo vegetal de semente de alperce. As quantidades serão de acordo com a idade. Veja a tabela de diluição.
Aplicar de 4 a 6 gotas sobre o tórax, de 4 a 6 vezes por dia, durante 10 a 15 dias. A aplicação pode ser alternada entre o tórax e o alto das costas, conforme a tolerância da pele.
Ref.: O Grande Manual da Aromaterpia de Dominique Baudooux
Nome em Latim: myrtus communis
Origem: Tunísia
Moléculas Aromáticas: 1,8 cineol
Parte da planta: partes aéreas
O óleo essencial de murta verde não possui nenhuma contra-indicação formal para uso pediátrico, desde que usado em sinergia com outros óleos que não contenham 1,8 cineol. Usá-lo sozinho não convém.