Nome em latim: Callitris intratropica ou Callitris columellaris.
Origem: Austrália
Moléculas Aromátocas: Guaiol, Eudesmol e Guaiazuleno
O óleo essencial do Cipreste azul diferentemente dos demais ciprestes é extraído da madeira e não das folhas. O processo de extração demora até 48 horas sob temperatura e pressão controladas, o que o torna um óleo mais caro. Os azulenos presentes em sua composição (guaiol e guaiazuleno), coneferem a cor azul a este precioso óleo essencial.
Principais propriedades: antioxidante, anti-inflamatória, anti-pirética, anti-alergénicas
Indicado como anti inflamatório em casos de bursites, artrites e reumatismos. relaxante muscular em casos torcicolo, tensão e nódulos musculares. Descongestionante linfático, redutor de edemas, micro varizes e hemorróidas. Ação relaxante neuromuscular, indicado em massagem muscular e drenagem linfática.
Reduz convulsões e a frequencia de ataques epilépticos.
Tónico do sistema nervoso, estudos demonstram que o B-eudesmol possui a capacidade de induzir o crescimento de neurónios, o que o rorna uma potencial e promissor terapeutica, conforme estudos, no tratamento da doença de Alzheimer e outras patologias associadas à perda neural.
Regenerador da pele, rejuvenescedor, reduz rugas causadas por tensão dos músculos faciais. Útil em casos de dermatites, psoríase e micoses de pele. Cicatrizante útil em feridas e queimaduras.
Antiviral em casos de herpes e antialérgico (reações cutáneas e rinites).
Restrições: não deve ser utilizado em mulheres grávidas devido à sua ação anti angiogénica, pessoas com paralisia do diafragma e dificuldade respiratória, hipotensos, arritmia cardíaca e glaucoma. Usar na pele sempre diluído numa base neutra entre 0,5%a 3%.