Também conhecida como camomila azul, este óleo essencial é único e sem semelhantes para tratar todos os estados inflamatórios, congestionados, doloridos e pruriginosos, qualquer que seja a localização. Em razão da presença do camazuleno, este óleo de cor azul-escuro, é bastante ativo, utilizado diluído não manchará a pele. Por ser muito requisitado, a continuidade do seu fornecimento é um problema, o que reflete no seu preço.
Principais aplicações: dermatites inflamatórias e pruriginosas, como varicela, herpes-zóster, herpes, eczema, psoríase, úlcera, urticária. Alergias, todos os tipos de asma, febre, problemas digestivos, congestão circulatória, cistite, vaginite, hiperatividade em crianças.
Sinergias sugeridas para asma:
Camomila Alemã - 5 gotas
Estragão - 10 gotas
Camomila romana - 10 gotas
Khella - 5 gotas
Guadar esta mistura em um frasco de vidro escuro e utilizar em inalação direta (1 gota em colar difusor ou em um lenço) sempre que sentir que está se aproximando uma crise ou em caso de estresse que poderá desencadear uma crise.
O uso em difusão atmosférica ou massagem (diluida em óleo vegetal) ajuda a reduzir as crises. A diluição deve ser feita conforme a idade, ver tabela de diluição.
Restrições: nenhuma, se respeitadas as indicações de utilização segura. Deverá ter atenção o uso oral em caso de fazer medicação como antidepressivos, anticoagulantes, medicamentos para diabetes, entre outros, pois há na literatura um risco teórico de interações medicamentosas. O uso oral de óleos essenciais deve ser feito sempre com acompanhamento de um profissional qualificado.
Nome em Latim: Matricaria recutita
Moléculas Aromáticas: Farneseno, camazuleno, óxido de bisabolol
Método de extração: destilação
Órgão Produtor: flores
Suplemento alimentar