O óleo essencial de Ammi Visnaga (Khella) está entre os óleos essenciais mais valiosos e impressionantes da aromaterapia! E porquê? Porque a grande variedade de compostos ésteres poderosamente relaxantes do óleo essencial de Ammi Visnaga (Khella) é ideal para resolver problemas musculares, digestivos, respiratórios, menstruais e apoiar a função cardíaca saudável sem aumentar a pressão arterial!
Seja com objetivo terapêutico ou simplesmente aromático, o óleo essencial de Ammi Visnaga (Khella) fornece suporte para uma respiração mais clara, mais fácil e um coração mais calmo; é eficaz no tratamento de problemas cardio-vasculares, risco de infarto e angina do peito (desencadeados principalmente por problemas emocionais) e possui efeito broncodilatador e levemente anti-coagulante.
Sobre a pele, pode ter efeito fotossensibilizante dada a presença de furano cumarinas no óleo, que reforçam a ação artério-dilatadora do óleo e as indicações no tratamento do vitiligo.
É provavelmente o anti-espasmódico e anti-histamínico mais forte dentro da aromaterapia (musculatura lisa), sendo útil em casos de ataques asmáticos, cólicas renais e vesiculares e espasmos intestinais e uterinos (cólicas menstruais).
Um estudo recente no Irão sobre o óleo de Ammi Visnaga (Khella), revelou fortes efeitos antioxidantes e o uso como uma possível alternativa aos conservantes sintéticos.
Khellin, uma furocromona de ocorrência natural nas sementes da planta Ammi Visnaga (Khella), é utilizada no tratamento foto-quimioterapêutico sistémico e/ou tratamento tópico do vitiligo e psoríase. A presença deste composto (Khellin) no óleo essencial é muito pequena, já que é um composto não volátil; no entanto, mesmo em pequena quantidade, possui uma poderosa ação anti-asmática, que também é explicável pela ação de ésteres anti-espasmódicos no óleo. A Khellin também pode agir como dilatador coronário e diurético. Observou-se que o seu aroma reduz a ansiedade e a compulsão por comer, principalmente doces.
O óleo essencial de Ammi Visnaga (Khella) tem um aroma distinto: penetrante, herbóreo, um tanto canforado, terroso, levemente picante, semelhante a um chá seco e com uma pungência em decomposição de folhas / cobertura vegetal. Pode ser usado em perfumaria para aprimorar nuances terrosas, amadeiradas e ervas.
Fontes: Laszlo, Edenbotanicals
Sinergia sugerida para asma:
Camomila Alemã - 5 gotas
Estragão - 10 gotas
Camomila romana - 10 gotas
Ammi Visnaga (Khella) - 5 gotas
Guardar esta mistura num frasco de vidro escuro e utilizar em inalação direta (1 gota num colar difusor ou num lenço) sempre que sentir que está se aproximando uma crise ou um caso de estresse que poderá desencadear uma crise. O uso em difusão atmosférica ou massagem (diluída em óleo vegetal) ajuda a reduzir as crises.
Precauções: Não há riscos conhecidos se utilizado conforme orientação. Pode ser fototóxico, evite a exposição solar após o uso na pele. Dilua em uma base neutra antes de usar. Faça um teste de contato antes do uso no caso de pele sensível.
Nome em Latim: Ammi Visnaga (Khella)
Moléculas Aromáticas: linalol, esteres
Método de extração: destilação
Órgão Produtor: sementes