O óleo essencial de Pau de Ho (Ho Wood), está relacionado à família dos Cinnamomum, como o Ravintsara. O nome botânico completo é Cinnamomum camphora QT Linalol, o que pode sugerir que seja o Ravintsara, mas na verdade tem um quimiotipo completamente diferente.
É obtido pela destilação da casca de uma árvore chinesa, também chamada de Pau de Shiu ou Louro da China. O óleo essencial de Pau de Ho (irmão gêmeo do Jacarandá) tem excelente eficácia e ótima tolerância à pele.
É um óleo muito calmante, que reduz a ansiedade, tensão e agitação. Excelente para uso em difusores à noite para combater a insónia. É um potente regenerador e calmante da pele, útil na cicatrização e redução de irritações, sendo interessante para retardar o envelhecimento da pele madura.
O alto teor de Linalol (mais alto que o da Lavanda) confere a este óleo qualidade imunoestimulantes e, diferente da cânfora branca que pode aumentar a pressão arterial, o óleo essencial de Pau de HO é hipotensor, regulando e melhorando os problemas de hipertensão arterial em homens e mulheres.
Possui também propriedades antibacterianas, anti-infecciosas, antivirais, estimula o sistema imunológico, combate parasitas e micoses e regenera a pele.
Suas principais aplicações são: Respiração - Defesas naturais - Purificador - Trato urinário - Cuidados com a pele - Difusão atmosférica - Cuidados de beleza
Sugestões de utilização:
1 gota de óleo essencial de Pau de Ho + 1 gota de óleo essencial de Rosa Damascena no seu creme de dia, previne o aparecimento de rugas e estimula a regeneração do tecido cutâneo.
Em difusão - Receita para adormecer: 40 gotas de óleo essencial de Pau de Ho + 10 gotas de óleo essencial de Camomila romana + 20 gotas de óleo essencial de Incenso + 30 gotas de óleo essencial de Ravintsara. 10 gotas desta sinergia na água de um difusor ultrassônico por 30 minutos continuamente, ou por 2 horas em difusão descontínua.
Rinofaringite, bronquite ou constipações: combinado com Ravintsara, Saro, Eucalipto radiata ou Louro, em difusor ou diluído em um óleo vegetal.
Micose cutânea: aplique em massagem, combinado com tea-tree, diluídos em óleo vegetal.
Acne, peles danificadas: aplique sobre a pele, diluído em óleo vegetal.
Fadiga nervosa: em difusor ou colar aromático para simplesmente inalar ou respirar.
Nome em Latim: Cinnamomum camphora qt Linalol
Origem: China
Moléculas Aromáticas: linalol
Método de extração: destilação
Órgão Produtor: madeira