Envios grátis a partir de 50€ *

* consulte as condições de venda.

O frio chegou e com ele, chegam também as indesejáveis constipações, gripes e infeções respiratórias tão comuns nesta época do ano.

Os sintomas mais comuns da gripe são calafrios, febre, dor de garganta, dores musculares, dor de cabeça (geralmente intensa), tosse, fraqueza / fadiga e desconforto geral. Embora muitas vezes seja confundida com outras doenças semelhantes à gripe, especialmente a constipação comum, a gripe é uma doença mais séria causada por um tipo diferente de vírus.

Após o diagnóstico médico, o que é importante para saber qual o tipo de infeção e qual o tratamento a seguir, fortalecer o sistema imunológico (principalmente se você estiver cansado e se sentindo mal) é sempre necessário.

Há algumas formas de ajudar o seu organismo a fortalecer o sistema imunitário, nomeadamente a ingestão de certos nutrientes, alimentos, ervas e óleos essenciais.

Tomar um chá de alecrim ou chá de limão e gengibre, aumentar o alho e o gengibre em sua dieta, pois ambos são bons para fortalecer a imunidade. Aumentar a ingestão de vitamina C também pode ajudar a reduzir o congestionamento e aumentar a imunidade. Ingerir sopas durante todo o dia com bastante alho fresco, alho francês, cebola, gengibre e sálvia adicionados.

Tomar medicamentos sem aconselhamento médico e que apenas inibam os sintomas não é de todo a melhor opção. A gripe pode ser grave e é importante ouvir e respeitar os sinais do seu corpo - especialmente se desenvolver temperatura alta. Tratar-se holisticamente conduzirá a uma recuperação mais rápida e completa.

Os óleos essenciais ajudam porque tratam os sintomas, ajudando a descongestionar e aliviar o mal-estar, como também a combater os vírus porque possuem propriedades antivirais, analgésicas, descongestionantes, relaxantes, expectorantes e antibactericidas.

Como forma de prevenção, utilize no difusor os óleos essenciais antimicrobianos, especialmente os antivirais - para ajudar a neutralizar os micro-organismos transmitidos pelo ar antes que eles o atinjam!

Experimente colocar no difusor:

10 gotas de OE Bergamota e 5 de OE Tea Tree (Árvore do Chá).

Pode também fazer um spray utilizando:

150 ml de Hidrolato (água floral) de Lavanda

30 gotas de OE Bergamota

15 gotas de OE Tea Tree (Árvore do Chá)

5 gotas de OE Eucalipto

Se não quiser misturar seus próprios óleos, poderá usar a mistura de óleo essencial Força e Vitalidade da Pranarom, que são óleos essenciais pré-misturados, contém além Pinho e Ravintsara, que possuem propriedades antibacteriana e antiviral, e também Eucalipto, laranja e mandravasarotra.

Se já está mostrando alguns sinais de infeção, reaja imediatamente e talvez não precise sofrer a versão completa.

Para ajudar a parar o vírus, beba bastante água. Se você está começando a se sentir cansado, com dores de garganta - tome um banho quente (não muito quente) antes de dormir e adicione 15ml de óleo de banho com 5 gotas de OE Tea Tree (Árvore do Chá), 1 gota de OE Limão, 2 gotas de OE Ravensara ou OE Eucalipto e 5 gotas de OE Lavanda.

Utilize no difusor 2 gotas de OE Tomilho, 4 de OE Lavanda, 2 de OE Cravo e 4 de OE Tea Tree (Árvore do Chá) no seu quarto de manhã e antes de dormir. Faça uma mistura com os mesmos óleos essenciais, mas com metade do número de gotas e pingue 1 ou 2 gotas desta sinergia no colar difusor e inale durante o dia. Faça isso diariamente, enquanto os sintomas persistirem.

Caso prefira uma mistura pré feita, poderá ainda utilizar o blend Breatheasy da Absolute Aromas que contém eucalipto, tea tree, cajeput, niaouli e ravensara. São óleos que ajudam a descongestionar e possuem propriedades antivirais e antibacterianas.

Mesmo que desenvolva mais sintomas e não interrompa a gripe, os óleos essenciais ajudarão a reduzir a gravidade da condição e a prevenir infeções secundárias.

Os produtos mencionados neste texto estão disponíveis no site SerEssencial.pt.

Nota: Os óleos indicados são adequados à utilização em adultos. Deve-se verificar em cada óleo, as suas respetivas restrições.

Gripes, Constipações  e os Óleos essenciais | SerEssencial

< VOLTAR PARA O ÍNDICE