O óleo de onagra ou prímula é uma fonta de ómga 6, considerado um bom regulador anti-inflamatório e anti-oxidante.
Ideal para mulheres a partir dos 40 anos, ou para todas as peles que sofrem. Um óleo precioso e verdadeiramente antienvelhecimento, para incorporar nos seus cuidados ou para consumir como suplemento como parte de uma dieta saudável.
As sementes de prímula fornecem um óleo rico em ácido graxo gama-linolênico (um bom ômega 6) usado há séculos em massagens ou em remédios. O óleo tem a fama de lutar contra a inflamação crônica, mas também os desequilíbrios hormonais da (pré-)menopausa.
Por que o Óleo de Onagra é um aliado da menopausa?
- Alívio dos sintomas: Diminui a intensidade e frequência das ondas de calor, tão comuns nessa fase.
- Pele radiante: Melhora a elasticidade e a hidratação da pele, combatendo o ressecamento.
- Cabelos mais fortes: Fortalece os fios e ajuda a prevenir a queda, proporcionando mais vitalidade.
- Bem-estar emocional: Contribui para um melhor equilíbrio hormonal, reduzindo oscilações de humor.
- Secura Vaginal: O ácido gama-linolênico (GLA), presente no óleo de onagra ajuda a reestabelecer a humidade natural das mucosas vaginais, alivia o desconforto causado pela secura e oferece maior proteção contra infecções.
Como o Óleo de Onagra age?
O óleo de onagra é extraído da primeira prensagem a frio das sementes de prímula (oenothera biennis), é rico em ácidos gordos essenciais que ajudam a regular as hormonas e reduzir a inflamação no organismo.
Outras indicações para o Óleo de Onagra:
- Reduz os sintomas da TPM: o ácido gama-linolênico ou ômega 6, ajuda a equilibrar a prostaglandina E1, que quando desregulada, favorece o surgimento dos sintomas da TPM como inchaço, sensibilidade nas mamas, irritabilidade, depressão, compulsão por determinados alimentos ou dor de cabeça.
- Estados Inflamatórios e Prevenção cardio vascular: devido às propriedades anti-inflamatórias do ácido gama-linolênico, o óleo de onagra pode ajudar a reduzir a dor causada pela artrite reumatóide, podendo ser usado para auxiliar no tratamento. Além disso, ajuda a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares como aterosclerose, trombose, infarto ou derrame cerebral.
Como Usar o Óleo de Onagra
- Uso interno: Consuma o óleo de onagra/prímula de acordo com as instruções do rótulo ou orientação de um profissional de saúde. Para potencializar os seus benefícios, combine-o com uma alimentação equilibrada e pratique atividades físicas regularmente. Experimeente fazer as suas próprias cápsulas.
- Uso tópico: o óleo de onagra pode ser utlizado puro ou combinado com óleos essenciais ou outros óleos vegetais. Combine de acordo com a necessidade ou a finalidade.
Precauções:
- Faça um teste de alergia antes de inciar o uso do óleo de onagra.
- Procure aconselhamento médico antes de utilizar oralmente, caso faça uso de medicação de uso contínuo, com especial atenção aos anticoagulantes.
NOTA: Óleo particularmente frágil para consumo dentro de 3 meses após a abertura.
Consulte a tabela de diluição dos óleos essenciais. Aqui.