Para se conseguir obter um efeito terapêutico a partir da aromaterapia, o óleo essencial utilizado tem de ser puro, integral, sem modificações, livre de componentes sintéticos e de preferência, de origem selvagem ou biológica.

É verdade que muitos produtos são vendidos como óleos essenciais, mas na verdade, não o são. São apenas essências sintéticas que imitam o aroma da planta e até pode conter algum óleo essencial em sua composição, mas não sendo um óleo essencial puro, poderá ser utilizados apenas com o objetivo de aromatizar o ambiente, mas não possui nenhum efeito terapêutico.

Aqui estão algumas dicas de como escolher um óleo essencial de qualidade:

Compre de uma fonte confiável.  Prefira comprar óleos de marcas especializadas em aromaterapia, para isso, pesquise sobre a marca.

Procure óleos essenciais 100% puros e naturais. Os óleos essenciais devem ser 100% puros e naturais, sem aditivos ou fragrâncias artificiais. 

Leia o rótulo com atenção: o rótulo deve constar o nome da planta em latim e também o quimiotipo do óleo. Por exemplo, o óleo essencial de alecrim é extraído da planta rosmarinus officinalis, mas esta mesma planta, pode dar origem a quimiotipos diferentes, como o alecrim qt. cânfora, qt. 1,8 cineol ou o qt. verbenona. É importante escolher o quimiotipo adequado para a obtenção do benefício terapêutico pretendido.

O rótulo também deve ser informar o país de origem, a data de validade do óleo, método de extração e a parte da planta que foi utilizada para extrair o óleo.

O óleo essencial deve ter um cheiro forte e característico. Se o óleo essencial não tem cheiro, é provável que seja diluído ou adulterado.

O óleo essencial deve ser claro e transparente. Os óleos essenciais puros não devem ter sedimentos ou turvação.

Teste o óleo essencial na pele antes de usá-lo. Aplique uma pequena quantidade do óleo essencial na parte interna do antebraço e espere 24 horas. Se você não tiver nenhuma reação alérgica, o óleo essencial é seguro para usar.

Aqui estão algumas dicas adicionais para escolher um óleo essencial de qualidade:

Escolha óleos essenciais que sejam adequados para o seu uso pretendido. Existem muitos óleos essenciais diferentes, cada um com suas próprias propriedades e benefícios. Faça sua pesquisa para escolher os óleos essenciais que são mais adequados para suas necessidades.

Compre óleos essenciais em quantidades pequenas. Os óleos essenciais são muito concentrados e usamos poucas gotas de cada vez, por isso, melhor comprá-los em frascos pequenos. Eles também são altamente voláteis, cada vez que o abrimos, ele evapora um pouco, então, quanto menor for o frasco, melhor pois abriremos menos vezes até que ele termine.

Armazene os óleos essenciais a uma temperatura entre 9º a os 35ºC e protegidos da luz. As caixas de madeira são as mais adequadas para o armazenamento dos óleos essenciais. Os óleos essenciais puros, se bem conservados, duram até 5 anos. No caso dos óleos extraídos dos citrinos, como o óleo de limão, laranja e tangerina, se deterioram mais facilmente, duram em torno de 3 anos.

Ao seguir essas dicas, poderá garantir que está comprando óleos essenciais de qualidade que são seguros e eficazes.

Portes Grátis 50€

Entrega em mãos possível em Aveiro, mediante agendamento.
+351 926 178 983

Pagamento Seguro

Métodos de Pagamento

pagamentos

Segurança

segurança ssl
Produtos adicionados à Lista de Desejos

10% de desconto!

Subscreve a nossa newsletter para ganhar 10% na primeira compra e ainda receberás dicas de aromaterapia e novidades em primeira mão.

Ser Essencial Aromaterapia