Envios grátis a partir de 50€ *

* consulte as condições de venda.

Óleo Essencial de Pimenta Preta (Piper nigrum)

O óleo essencial de pimenta preta é relativamente fácil de usar, suave e ainda pouco conhecido.

Nas últimas décadas, o óleo essencial de pimenta preta foi estudado cientificamente e foram observados benefícios consideráveis ao sistema digestivo, alívio das dores, desintoxicação do corpo e a melhora da circulação. 

Mas ainda não é tudo. Pela via olfativa, o óleo essencial de pimenta preta, produzirá uma informação neurossensorial que gerará um efeito de saciedade suficiente para bloquear a pulsão institiva de consumir cigarros e carboidratos salgados.

Um estudo denominado "A inalação de vapor de extrato de pimenta preta reduz os sintomas de abstinência de fumar", foi publicado em 1994 por Jed E. Rose e Frederique M. Behrn.

O estudo envolveu 48 homens fumadores, que foram divididos em 3 grupos, sendo que um grupo inalou pela boca o óleo essencial de pimenta preta, o segundo grupo, óleo essencial de hortelã e o terceiro grupo, inalou placebo.

Os resultados foram surpreendentes e confirmaram que a inalação do óleo essencial de pimenta preta retoma parcialmente as sensações do trato respiratório experimentdas pelo tabagismo e, assim, reduz a vontade de fumar.

O estudo também concluiu que os sintomas relacionados à ansiedade gerada pela abstinência foram significativamente reduzido no grupo pimenta preta em relação aos grupos hortelã e placebo.

Então, se decidir que é a hora de deixar de fumar, considere o óleo essencial de pimenta preta como aliado neste processo.

Receita com óleo essencial de pimenta preta para ajudar a deixar de fumar:

Em um frasco de vidro de no mínimo 15ml com tampa conta-gotas, colocar:

Óleo Essencial de Pimenta Preta: 22 gotas

Óleo Essencial de Eucalipto Radiata: 11 gotas

Óleo Essencial de Hortelã Pimenta: 11 gotas

Óleo Vegetal de sementes de alperce: 13ml (equivale a 286 gotas aprox.).

Fazer uso bucal* de 3 gotas, bem como olfação de algumas gotas aplicadas na parte interna dos pulsos. 

Repetir sempre que tiver vontade de fumar.

* para fazer o uso bucal, deixar as gotas desta diluição permanecer na boca o máximo de tempo possível, não engolindo imediatamente. Os óleos essenciais serão absorvidos pela mucosa bucal e sublingual, permitindo aproveitar a riqueza desta rede sanguínea e nervosa para uma ação instantânea e geral.

Nada impede também, que o óleo essencial de pimenta preta seja inalado diretamente do frasco, sempre que sentir necessidade de fumar. O inconveniente desta forma de uso é que o óleo vai perdendo aos poucos as moléculas áromáticas que são extremamente voláteis.

Outras indicações para o óleo essencial de Pimenta Preta:

- Melhora a circulação: aplicação local de 3 a 5 gotas em uma compressa quente.

- Sistema digestivo (constipação, gases e diarréia): uso oral de 1 gota do óleo de pimenta preta diluído em mel ou em um comprimido neutro.

- Dores musculares e articulações: aplicar leve massagem com o óleo de pimenta preta diluído a 3% em óleo vegetal. Ver tabela de diluição dos óleos essenciais.

- Sistema respiratório (constipações e viroses): diluir o óleo essencial de pimenta preta em óleo vegetal e aplicar no peito, costas e sola dos pés. Também pode fazer uso por inalação (difusor de ambiente ou colar difusor).

- Desintoxicar o corpo: uso oral de 1 gota ou aplicar topicamente na sola dos pés.

O óleo essencial de pimenta preta é potencialmente irritante em estado puro, portanto, use sempre diluído.

Antes de usar os óleos essenciais na pele, convém fazer um teste antes, aplicando uma pequena quantidade no pulso e esperar alguns minutos. Não usar se observar qualquer reação.

óleo essencial de pimenta preta