Envios grátis a partir de 50€ *

* consulte as condições de venda.

Muitas pessoas sofrem com dor de cabeça e recorrem sistematicamente aos medicamentos analgésicos convencionais como o paracetamol ou ácido acetilsalicílico. Ocorre que estes medicamentos, quando tomados com muita frequência, podem causar efeitos secundários indesejados, sobrecarregando o fígado e, além disso, eles até podem ser eficazes no alívio dos sintomas mas não tratam a causa da dor, que pode estar relacionada com o stress, fadiga, alergias, alterações hormonais, dentre outros.

Os óleos essenciais apropriados, se usados corretamente, além de aliviar a dor também agem sobre a causa, aliviando o stress, melhorando a circulação e trazendo equilíbrio emocional e, o que é ainda melhor, sem efeitos secundários!

1 – Hortelã Pimenta (mentha piperita)

Um estudo demonstrou que o óleo essencial de hortelã pimenta possui um significativo efeito analgésico sobre a dor de cabeça. O principal constituinte do óleo essencial de hortelã pimenta é o mentol, o que lhe confere uma ação refrescante e analgésica, tratando a dor de cabeça e a enxaqueca. Há também um estudo que concluiu este óleo possui eficácia semelhante ao paracetamol no alívio das cefaleias de tensão.

nota: Deve-se ter em atenção que há restrições quanto ao uso do óleo essencial de hortelã pimenta em crianças e em mulheres grávidas.

2 – Lavanda ( lavandula angustifolia)

A lavanda é rica em linalol (bactericida), acetato de linalila (anti-inflamatório) e cânfora (anestésico e antisséptico), possuindo ação sedativa e relaxante que alivia a dor, a tensão e o stress. Um estudo publicado na revista European Neurology sugere que a inalação do óleo essencial de lavanda pode ser um meio eficaz e seguro no tratamento das dores de cabeça.

 

Formas de utilização

A inalação ativa importantíssimas funções emocionais e energéticas, além de ser uma forma prática e segura de utilização dos óleos essenciais. Aplique num colar difusor 2 gotas do óleo essencial ou da mistura de óleos essenciais escolhida, que neste caso pode ser uma gota de lavanda e uma de hortelã pimenta ou do blend Headaid, e inale 3 ou 4 vezes por dia ou sempre que sentir necessidade.

Também poderá utilizar no difusor de ambiente, que é uma das melhores e mais eficientes formas de receber os benefícios dos óleos essenciais.

Aplicação tópica

Faça uma diluição de 3% a 5% com os óleos essenciais de lavanda e hortelã pimenta e aplique nas têmporas com o cuidado de não aproximar muito dos olhos.

Produtos relacionados

Óleo Essencial de lavanda, Óleo Essencial de hortelã pimenta, Mistura de óleos essenciais Headaid, Colares difusores, Difusores de ambiente.

 

As recomendações foram retiradas da literatura especializada na área da aromaterapia e não dispensam a consulta com um profissional de saúde devidamente qualificado.
Lavender Essential Oil in the Treatment of Migraine Headache: A Placebo-Controlled Clinical Trial, Sasannejad P, Saeedi M, Shoeibi A, Gorji A, Abbasi M, Foroughipour M, European Neurology, 2012
Effectiveness of Oleum menthae piperitae and paracetamol in therapy of headache of the tension type, Göbel H, Fresenius J, Heinze A, Dworschak M, Soyka D.National Center for Biotechnology Information, 1996
Effect of peppermint and eucalyptus oil preparations on neurophysiological and experimental algesimetric headache, parameters, Göbel H, Schmidt G, Soyka D, National Center for Biotechnology Information, 1994
 
< VOLTAR PARA O ÍNDICE