Óleo vegetal Neem é obtido por prensagem a frio e filtragem suave das sementes da Melia Azadirachta.
O óleo vegetal de Neem é rico em ômegas, conferindo-lhe propriedades nutritivas e emolientes. As sementes de nim são ricas em enxofre e também em outros componentes muito interessantes como a azadiractina (300-2500 ppm), o nimbino e a nimbidina. Esta composição torna o óleo vegetal de Neem um bom: Antibacteriano, antifúngico e antiparasitário.
Usos e aplicações para o Óleo de Neem:
* Uso externo: Não há toxicidade conhecida em seu uso externo. Além dos usos da medicina ayurvédica, seu uso em tratamentos veterinários é popular pela ação repelente e inseticida em animais de estimação, pulgas e carrapatos, piolhos, ...
Também é amplamente utilizado junto com a árvore do chá para piolhos em crianças e adultos.
Sua ação cosmética é interessante em tratamentos de acne, furúnculos, sinergia para peles oleosas devido às suas propriedades anti-sépticas e antifúngicas. Também aparece em sinergias como repelente contra picadas de insetos.
O óleo vegetal de nim é adicionado e utilizado na fabricação de sabonetes artesanais, cujo índice de saponificação para KOH: 194,50.
Tem a propriedade de repelir insetos como traças e ácaros, entre outros.
Nos cuidados com os cabelos, pode ser usado para aliviar a coceira no couro cabeludo e prevenir a caspa. Também pode ser usado em pasta de dente para atingir bactérias das gengivas.
Na pele, é útil no tratamento da psoríase, eczema e acne e afecções tópicas provocadas por fungos ou vírus. É um anti-histamínico natural, sendo eficaz no alívio da comichão provocada alergias e picadas de insectos.
Por ser rico em vitamina E, também possui ação antioxidante, atuando no combate aos radicai livres, conferindo elasticidade, rejuvenesce e suaviza rugas, sendo um excelente hidratante para peles secas e gretadas, cutículas, cotovelos e calcanhares.
Sob a forma de cremes e tratamentos de pedicura e manicura, será muito útil, pois possui propriedades hidratantes e nutritivas para além da sua actividade terapêutica.
O óleo de nim é usado em sabonetes, xampus e cuidados com a pele. Devido às suas propriedades antibacterianas, pode ser usado para aliviar verrugas, pé de atleta e cândida.
Modo de usar:
O óleo de Neem Pode ser usado puro em pequenas áreas (acne, verrugas e fungos nas unhas), mas por ser muito potente e bastante viscoso, para usar em grandes áreas do corpo, experimente misturá-lo com outros óleos transportadores mais leves, até 10% (jojoba, grainha de uva ou coco fracionado). Ou, para uma mistura ainda mais leve, poderá adicionar o óelo de nim (ou a mistura de óleos) ao gel de aloe vera, que também tem efeito calmante para pele. Poderá adicionar óleos essenciais de acordo com a necessidade do tratamento, que além de reduzir o cheiro do óleo de neem, potencializa seus efeitos.
Desta forma, na onicomicose, borbulhas ou outra necessidade em pequenas zonas localizadas, aplicar uma gota de Óleo de Neem com uma massagem suave até a absorção duas vezes ao dia. Ele também funciona para micose interdigital.
Para usar em áreas maiores do corpo, convem diluir algumas gotas em outro óleo vegetal mais fluido ou em um creme ou loção neutra.
Como fazer um spray repelente com o óleo de Neem:
Em um fraasco com tampa spray, misture algumas gotas do óleo de neem com 30ml água ou hidrolato (água floral) de árvore do chá ou outro da sua preferência e borrife no corpo como repelente e também para aliviar coceiras e vermelhidões causadas por picadas de insetos. Na raiz do cabelo para combater a caspa e promover o crescimento, nos fios para hidratar e nas plantas para afastar pragas e fungos.
Características do Óleo de Neem:
Cheiro: forte, picante.
Cor: pode variar de amarelo escuro a quase preto.
A consistência é de líquido espesso. Solidifica em temperaturas inferiores a 20 graus.