Envios grátis a partir de 50€ *

* consulte as condições de venda.

A perimenopausa ou pré-menopausa é o período da vida da mulher que antecede a menopausa e se inicia alguns anos antes da menopausa. Ocorre porque os ovários começam, gradualmente a produzir menos estrogénio.

Apesar de ser uma fase natural, a pré-menopausa pode vir acompanhada de alguns sintomas desagradáveis, o que pode ser bastante incómodo:

Insónia, alterações no humor, ansiedade, ondas de calor, diminuição na fertilidade e na libido, períodos irregulares, secura vaginal, cansaço, dores de cabeça e aumento de peso.

Para aliviar os sintomas, o ideal é adotar um estilo de vida saudável, como:

Fazer atividade física;

Dormir bem;

Evitar alimentos que contribuam para a inflamação, como a carne vermelha, farinha branca e açúcares.

Evitar o álcool e o fumo.

Adicionar à dieta, alimentos ricos em Ómega 3, fibra e cálcio.

A aromaterapia é uma aliada neste momento especial na vida mulher, pois alguns óleos essenciais imitam o efeito do estrogénio no corpo, como o óleo de sálvia esclareia e gerânio. Outros ajudam a melhorar o humor e aliviar dores de cabeça.

Sálvia Esclareia, que é o principal óleo essencial quando se fala em equilíbrio hormonal feminino. Ajuda a reduzir as ondas de calor e a depressão.

Deve ser diluído 3-4 gotas em 5ml de óleo carreador, preferencialmente o óleo vegetal de prímula. Massageie suavemente a mistura nas têmporas e atrás das orelhas, 2-3 vezes ao dia.

Os óleos essenciais de gerânio e rosas também ajudam a aumentar a concentração de estrogénio e atuam na regulação hormonal, reduzindo os sintomas da pré-menopausa. Uma sugestão é usar estes óleos essenciais diluídos em óleo vegetal de prímula, tal como na receita anterior.

O óleo essencial de lavanda, ajuda na questão dos afrontamentos, depressão, ansiedade, dor e insónia. Pode ser inalado através de um colar difusor e/ou difusor de ambiente. Em um estudo na Coreia, o uso do óleo essencial de lavanda e rosas, diluídos em óleo de prímula, demonstrou alívio nos sintomas da menopausa.

O óleo essencial de camomila ajuda com os sintomas de depressão e melhora o humor. Uma mistura de óleos essenciais de camomila romana, laranja amarga e lavanda, diluida em óleo de prímula ou em difusor (de ambiente ou colar), ajudam a reduzir estes sintomas.

O hidrolato (água floral) de hortelã pimenta ajuda a aliviar as ondas de calor da menopausa. Borrife no corpo para refrescar, sempre que sentir os afrontamentos.

O óleo essencial de alecrim é energizante, ajuda a reduzir os sintomas de fadiga e dificuldade de concentração. Utilize durante o dia e não misture com óleos relaxantes.

Não utilize alecrim se for hipertensa.

Formas de uso dos óleos essenciais:

Na pele: antes de aplicar na pele, os óleos essenciais devem ser diluídos em óleo vegetal, no caso da menopausa, usar preferencialmente o óleo vegetal de prímula. Dilua 3-4 gotas do óleo essencial de sálvia esclareia em um frasco de 5ml de óleo vegetal de prímula. Massageie suavemente a mistura nas têmporas, nuca e atrás das orelhas, 2-3 vezes ao dia.

Inalação: pode usar no difusor de ambiente 6 a 8 gotas dos óleos essenciais escolhidos, por mais ou menos 5 horas por dia. Também pode utilizar uma gota no colar difusor e usar diariamente. A inalação é especialmente eficaz para os sintomas emocionais.

Banho: 10 a 12 gotas dos óleos essenciais que escolher, diluidos em uma base carreadora, como solubol, óleo dispersante (ver no site) e adicione ao banho.

Óleos Essenciais para menopausa