OS RISCOS DOS PROTETORES SOLARES COMUNS
Os ingredientes ativos dos protetores solares convencionais são absorvidos pela pele e entram na corrente sanguínea e ainda não há estudos que assegurem que isto seja seguro para a saúde. Daí o 'porquê' do uso deste tipo de produto ser contra indicado em crianças menores de 2 anos.
No entanto, se são substâncias maléficas, potencialmente cancerígenas, os protetores solares químicos devem ser evitadas também pelos adultos.
Não aplique na pele produtos que contenham os seguintes ingredientes nos rótulos:
- Ethylhexyl methoxyinnamate
- Oxibenzona / Oxybenzone – responsável por alterações hormonais e alergia.
- Palmitato de retinol - derivado “mau” da vitamina A, estes retinóis também usados como antirrugas, são fotocancerígenos e aceleram lesões.
- Xenoestrogénios - Substâncias com efeitos estrogénicos que se acumulam na gordura visceral com a capacidade de ativar receptores estrogénicos implicados em cancros hormonodependentes, como o da mama, útero, ovário e da próstata. Como por exemplo: Alumínio / Aluminium / Hidróxido de alumínio
- Parabenos
- Substâncias que aumentam a oxidação da pele (manchas escuras) por ação do sol
- Fragrâncias alergénicas
Fonte: atlasdasaude.pt
UM GRANDE POLUIDOR DOS OCEANOS
Os ingredientes químicos que compõem a maioria dos protetores solares contaminam a água e agridem os biossistemas marinhos. Estimam-se que 14 mil toneladas de protector solar vão parar nos oceanos anualmente, seja pelo banho de mar ou através dos sistemas de tratamento de água durante o duche.
75% dos recifes de corais encontram-se ameaçados e as substâncias tóxicas utilizadas nos protetores solares, ao promoverem infeções virais, são um dos grandes contribuidores.
Fonte: natgeo.pt
OS PROTETORES SOLARES MINERAIS
Os protetores solares minerais atuam através de um filtro físico, agindo como uma barreira que impede a penetração dos raios solares na pele.
Já os protetores solares convencionais, possuem um filtro químico que não impede que a pele absorva os raios solares. Este tipo de proteção transforma quimicamente os raios solares após estes serem absorvidos pela pele.
VANTAGENS DOS PROTETORES SOLARES MINERAIS
A proteção física (filtros minerais) representa uma maior eficácia em relação aos protetores químicos por que cria uma película na pele protegendo contra todas as radiações.
Como não há reação química, é mais indicado para peles sensíveis ou que apresentam algum tipo de sensibilidade como dermatite, rosácea, alergias ou estão a recuperar de procedimentos dermatológicos.
Além de proteger a pele contra os raios UVA, UVB e radiações GAMA, os protetores minerais também protegem contra a luz emitida pelos ecrãs e que são responsáveis pelo surgimento de manchas na pele, como o melasma.
A proteção é imediata à aplicação, diferente dos protetores solares químicos que só começam a atuar 30 minutos após a aplicação.
Os protetores solares Acorelle:
- Têem fórmula inovadora sem efeito branco
- São fáceis de aplicar
- Contêm dióxido de titânio
- São biodegradáveis
e são livres de:
- Zinco
- Nanopartículas
- Fragrâncias sintéticas
- Parabenos
< VOLTAR PARA O ÍNDICE