Envios grátis a partir de 50€ *

* consulte as condições de venda.

Limpeza sem químicos!

Por que fazer em casa os próprios produtos de limpeza? Porque são soluções amigas da saúde, do meio ambiente e do bolso!

Sabemos que os produtos de limpeza disponíveis no mercado são elaborados com centenas de substâncias químicas que podem causar efeitos tóxicos conhecidos e há potencial para causar outros problemas decorrentes do uso continuado e de uma exposição prolongada. Entre os riscos estão as irritações, alergias, os danos a funções neurológicas e prejuízos ao sistema respiratório, além de alguns conterem toxinas como o benzeno e formaldeído, que contaminam o ar interno da residência, deixando-o mais poluído do que o ar externo.

Além dos riscos à nossa saúde, os químicos presentes nos produtos de limpeza que acabam por ser descartados pelo ralo, afetando também o meio ambiente.

Não há estudos suficientes que garantam a segurança dos produtos de limpeza, nem mesmo no caso dos produtos ECO, mas estes, apesar de mais caros e de exigirem um maior esforço para proporcionar a mesma aparência de limpeza que os produtos tradicionais supostamente, agridem menos o meio ambiente e a nossa saúde.

Mas existe ainda outra alternativa simples, barata e eficaz, que é praticar o “faça você mesmo” ou o famoso "Do it yourself" (DIY) em inglês, para fazer seus próprios produtos de limpeza para casa sem químicos perigosos para a sua saúde e amigos do meio ambiente.

O bicarbonato e o vinagre são dois poderosos ingredientes com propriedades desengordurantes, por isso são indicados para limpeza pesada, mas não só. Eles também possuem propriedades bactericidas. Para aumentar ainda mais o poder bactericida e conferir um cheirinho agradável à mistura, utilizamos algumas gotas do óleo essencial de limão.

Por que funciona?

Porque o bicarbonato, o óleo essencial de limão e o vinagre são agentes capazes de quebrar partículas de gordura e matar bactérias, o que elimina odores ruins e limpa as superfícies. O óleo de tea tree, o bicarbonato e o vinagre matam bactérias, neutralizam odores e eliminam o mofo.

Como fazer um spray de limpeza multiuso (ótimo para bancadas)

Em um frasco de spray de vidro, adicione:

1 colher de álcool
15 gotas de óleo essencial de limão
1/4 de xícara de vinagre branco
1 1/2 xícara de água destilada

Agite para misturar e pulverize na superfície e limpe com um pano.

ou

1 colher de álcool
25 gotas de óleo essencial de limão
1L de água destilada
4 colheres de sopa de vinagre branco
4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio

Agite para misturar e pulverize na superfície e limpe com um pano.

Pode também utilizar o óleo essencial de tea tree em substituição ao de limão.

Limpeza sem químicos

< VOLTAR PARA O ÍNDICE