Faça você mesmo uma pomada Vicks 100% natural!
Além das substâncias ativas do Vicks, há outras que não possuem nenhum efeito terapêutico, apenas são utilizadas como veículo para os princípios ativos e que entre eles estão alguns que podem ser nocivos à nossa saúde, tais como o Petrolato (vaselina), que é um derivado do petróleo e a terebintina que é um solvente vegetal utilizado para diluir pigmentos, dissolver ceras, limpar pincéis.
O Vicks VapoRub é um unguento tradicionalmente utilizado para o alívio da congestão nasal e tosse. Seus princípios ativos são a cânfora e o mentol (sintéticos) e o óleo de eucalipto.
A cânfora, o mentol são substâncias naturalmente presentes em alguns óleos essenciais, então, porque não substituir o Vicks, por uma pomada do bem, feita com produtos totalmente naturais e sem aquelas substâncias químicas totalmente dispensáveis?
Vamos lá? Então, mãos à obra:
Vamos precisar de:
- 30g manteiga de karité;
- 5ml de Óleo Vegetal à sua escolha, apenas atentar para óleos que solidificam, pois deixarão a pomada mais consistente;
- 10 a 15 gotas de óleos essenciais (escolher 3, entre eucalipto, copaíba, benjoim, cedro, hortelã-pimenta, alecrim, cravo e lavanda); por exemplo: 10 gotas de OE de eucalipto, 3 gotas de OE de cedro e 2 gotas de OE de hortelã pimenta; em alternativa, pode usar 15 gotas do blend Breatheasy.
Como preparar:
Derreta a manteiga em banho-maria (não deixar aquecer muito). Deixar esfriar um pouco e acrescentar o óleo vegetal escolhido, misturar e adicionar os óleos essenciais. Misture bem e guarde num boião de vidro ou numa latinha de alumínio bem fechada.
Utilização:
Passar no peito e nas costas para alívio da tosse e do mal estar muscular que acompanham gripes e constipações. Pode também ser usado em massagens nos pés para aliviar a febre e o mal estar, e após a prática do desporto para o alívio de dores musculares.
< VOLTAR PARA O ÍNDICE