Envios grátis a partir de 50€ *

* consulte as condições de venda.

 O óleo de copaíba faz parte da medicina tradicional indígena brasileira e é conhecido como o antibiótico da mata.

A planta da copaíba (copaibeira) é originária das regiões tropicais da América Latina e África, no entanto, não se conhece a existência da produção comercial do óleo de copaíba em África. A copaíba que é comercializada no mundo atualmente é proveniente da floresta amazónica.

A árvore da copaíba é uma árvore de grande porte, podendo atingir até 40m de altura, 4m de diâmetro e viver até 400 anos!

Para se extrair o óleo da copaíba não é necessário matar a árvore, a extração é feita através de um furo no tronco, que depois é fechado e aguarda-se um intervalo de 1 a 2 anos para voltar a extrair. Somente árvores com mais de 100 anos são capazes de produzir o óleo.

Existem dois tipos de óleo de copaíba: o óleo-resina e o óleo essencial.

O óleo extraído do tronco da árvore é chamado óleo-resina ou bálsamo de copaíba. Este óleo-resina pode ser destilado para se obter o óleo essencial de copaíba. Ambos tem propriedades anti-inflamatórias semelhantes, porém o óleo resina é mais completo por conter algumas substâncias com poder anti-inflamatório e antioxidantes que, no processo de destilação são separadas do óleo essencial. 

Mesmo o óleo-resina deve ser utilizado diluído, cumprindo as mesmas regras de segurança estipuladas para os óleos essenciais.

O óleo de copaíba possui diversas propriedades terapêuticas: 

Na pele: acelera a cicatrização, reduz cicatrizes, melhora e evita a inflamação no local da ferida. Estimula a síntese do colagénio, promovendo a regeneração da pele, sendo útil para feridas crónicas, queimaduras e envelhecimento da pele, eczemas, psoríase e alergias. 

Use para elaborar um sérum facial rejuvenescedor à sua medida!

Antifúngica: eficaz contra a espécie de fungos Trichophyton, uma espécie de fungos que causa pé de atleta, micose, prurido e infeções no couro cabeludo e na barba.

Antibactericida: funciona bem contra diversos tipos de bactérias. A copaíba é tradicionalmente utilizada como antisséptico para dores de garganta, infecções respiratórias e urinárias. É a minha primeira opção como antibiótico natural enquanto aguardo a consulta e o diagnóstico médico. Atenção! Aromaterapia faz milagres sim, mas não substitui a consulta médica.

Anti-inflamatória: o óleo de copaíba é rico numa substância chamada beta-cariofileno que tem propriedades anti-inflamatórias. Use-o diluído num óleo base vegetal e faça massagem na área afetada em casos de dores comuns do cotidiano, como dores nas articulações, dores lombares, cólicas menstruais e dores originadas por inflamações em geral, artrite, artrose, pancadas, entorces. Trata sintomas da gripe, tosse, sinusite.

 

Bibliografia: Oshadhi Aromaterapia, André Ferraz - Viver de Aromas e Fernando Amaral – osmólogo, esp. em plantas aromáticas e óleos essenciais.

Óleo copaíba faz parte medicina tradicional indígena brasileira

< VOLTAR PARA O ÍNDICE