O óleo de jojoba na verdade é uma cera vegetal líquida com boa afinidade com a pele, que permite todas as aplicações cosméticas e anti-envelhecimento, mesmo em peles oleosas. Penetra maravilhosamente e deixa a pele sedosa.
É o óleo ideal para pele mistas e oleosas . Não é comedogénico, penetra e protege facilmente. Adequado também para massagear o couro cabeludo. Perfeito para massagem facial, misturando-se com outros óleos transportadores ou para uso em cuidados diários, principalmente em peles oleosas ou mistas e no tratamento da acne.
Jojoba tem sido o aliado da tradição Inca. Os povos da América Central e do Sul o usaram para se proteger dos raios do sol ou para se preparar para eles. Hoje, a jojoba é encontrada em muitas preparações cosméticas que regulam as secreções sebáceas ou que embelezam os cabelos finos, secos ou quebradiços. É especialmente bom para os cabelos e couro cabeludo. Ajuda a combater a queda de cabelo, associado ao óleo essencial de alecrim.
Rica em vitamina E e possui grande afinidade com a gordura natural que a pele produz durante o processo de regeneração. Por este motivo, funciona muito bem nos processos de regeneração e limpeza da pele. Possui um toque leve e é absorvido rapidamente.
Na verdade, é uma cera, não um óleo; portanto, pode solidificar se mantido em condições frias ou no frigorífico.
A jojoba também contém ácido mirístico, que é um anti-inflamatório, portanto um bom óleo de base para pessoas com articulações rígidas e doridas.
É também um dos óleos transportadores recomendados para a massagem nos bebés.