Principais aplicações: Como a maioria dos óleos cítricos é um tónico digestivo, tem propriedades antidepressivas, sedativas e antissépeticas. Purifica e refresca o ar. Acalma e combate o stress, combate infecções, tonifica o aparelho digestivo, combate bactérias e micoses.
Em difusão/inalação: Traz alegria e euforia, estimula a criatividade e a curiosidade pela novidade e desenvolve a comunicação.
Estérica facial: tratamentos de manchas e excesso de oleosidade.
Corpo: combina com tratamentos com argilas e óleos vegetais como clareador de manchas, enrijecedor de tecidos e desintoxicante.
Banhos e Massagem: Atua como equilibrante, relaxando ou estimulando, conforme o estado emocional do usuário.
Massagem modeladora: age contra a celulite e combate à gordura localizada.
Cabelos: combate o excesso de oleosidade do couro cabeludo, elimina resíduos e produtos químicos ou de tinturas depositadas nos fios do cabelo. Sugestão de aplicação em tratamentos capilares 1 ou 2 dias antes da coloração.
Pode muito bem ser usado em preparações culinárias, conferindo um excelente aroma.
Restrições:Em caso de uso na pele evitar a exposição solar nas primeiras 24h. Pode causar irritação na pele, se não for bem diluído ou usado em excesso. Em crianças, substitua-o pelo óleo de petitgrain de laranja amarga.
Fontes: Técnicas de Aplicação de Óleos Essenciais de Fernando Amaral e Aromaterapia para os Pequenos de Anne-Laure-Jaffrelo
Nome em Latim: Citrus Sinensis
Moléculas Aromáticas: Limonene
Método de extração: pressão a frio
Órgão Produtor: cascas dos frutos