Extraído por destilação a vapor das folhas da Manuka, um arbusto que é uma parente distante do Tea Tree (Árvore do chá), Niaouli, Murta, etc, o óleo essencial de Manuka é relativamente novo, mas está ganhando popularidade no Hemisfério Norte. Suas propriedades anti-sépticas têm uma longa história de uso pelos maoris e as abelhas que se alimentam das flores, produzem um mel Manuka, que é valorizado por seu efeito calmante nas dores de garganta.
O óleo essencial de Manuka contém um produto químico incomum - leptospermona - que é considerado fortemente antibacteriano e fungicida. Manuka pode ser usado nas mesmas situações nas quais é usado o óleo essencial de tea tree e, por ter um aroma mais doce e menos medicinal, é frequentemente preferido para difusão.
Para pés e dedos saudáveis, experimente 4 gotas de Manuka misturadas com 10ml de óleo de grainha de uva e adicionadas a um escalda pés (banho morno aos pés). Mergulhe os pés por pelo menos 10 minutos, seque e aplique os restos da mistura massageando os pés.
Para cabelos oleosos ou problemas com dermatite seborréica, experimente 10 gotas de Manuka, 5 gotas de Alecrim e 5 gotas de limão em 100ml de shampoo ou condicionador sem perfume.
Dilua Manuka a 2-4% em seu óleo ou loção transportadora favorita e aplique na pele vermelha, irritada ou seca. Também pode usar Manuka diluído em um óleo transportador para ajudar a aliviar picadas de insetos e coceira.
Adicione 1-2 gotas de Manuka ao seu difusor para ajudar a promover um ambiente calmo durante períodos de preocupação ou estresse ou para ajudar a aliviar os sintomas das alergias sazonais.
Combine 2 gotas de Manuka em uma colher de chá de óleo transportador de semente de uva ou avelã para ajudar com acne, manchas e pele oleosa.
Nome em latim: leptospermum scoparium
Origem: Nova Zelândia
Método de extração: destilação
Órgão Produtor: folhas