Rico em linalol, o óleo essencial de coentro atua como um poderoso ansiolítico, acalmando a anorexia nervosa. Revitaliza, revigora, alivia o esgotamento mental, ativa a concentração e a criatividade.
Para usar o óleo essencial de coentro, deve diluí-lo em um óleo vegetal carreador, como o de coco ou amêndoas, e aplicar na pele com massagens suaves. Também pode ser utilizado por inalação, por meio de um difusor ou colocar algumas gotas em um lenço ou travesseiro. Outra opção é adicionar algumas gotas do óleo em um banho quente ou em compressas.
Algumas das principais aplicações para o óleo essencial de coentro:
- Reduzir a dor: o óleo essencial de coentro tem propriedade analgésica, que diminui a sensação de dor no corpo, podendo ser útil em casos de artrite, reumatismo, dores musculares e de cabeça.
- Atuar como desodorante: o óleo essencial de coentro tem um aroma fresco e herbáceo, que pode neutralizar os maus odores corporais e ambientais, além de proporcionar uma sensação de bem-estar.
- Estimular a digestão: o óleo essencial de coentro tem propriedade digestiva, que melhora o funcionamento do fígado e do intestino, facilitando a absorção dos nutrientes e prevenindo problemas como prisão de ventre, diarreia e infecções.
- Aumentar a libido.
- Ajudar na perda de peso.
- Tratar espasmos.
- Eliminar gases.
- Purificar o sangue.
- Indicado também nos casos de tristeza pós-parto, dispepsia, insónia e dores de artrose.
- Considerado um óleo essencial "progesterone-like"
Restrições:
- O óleo essencial de coentro é considerado seguro para uso externo, mas deve ser usado com cautela e moderação.
- Evite usar o óleo em excesso ou em áreas sensíveis da pele, como os olhos ou as mucosas.
- Se tiver alguma alergia ou irritação ao usar o óleo, suspenda o uso imediatamente e procure orientação médica.
- O uso do óleo essencial de coentro durante a gravidez não é aconselhado. Os óleos essenciais não devem ser ingeridos sem recomendação profissional.