A fragrância embriagadora da flor de jasmim é utilizada na cosmética, perfumaria e aromaterapia em uso tópico como estimulante e antioxidante cutâneo.
O jasmim tem um aroma sedutor e caracteristicamente feminino, bem como o poder de acalmar angústias e restaurar a autoconfiança. Na medicina ayurvédica é usado para tratar depressão. É também utilizado como afrodisíaco.
Muito valorizado na perfumaria, o óleo de jasmim (absoluto) é um dos mais caros devido ao baixo rendimento. É extraído por dissolução (solvente) e são necessários 1000kg de flores para obter 1kg de jasmim absoluto.
Principais propriedades: antiespasmódico, antidepressivo, tónico para a pele, regulador do sistema endócrino afrodisíaco.
Indicado nos casos de estresse, depressão, ansiedade, angústia, fadiga sexual, falta de libido, síndorme da menopausa, distúrbios menstruais.
SOBRE O ABSOLUTO: o absoluto é diferente do óleo essencial, apesar de serem semelhantes e serem usados da mesma forma. São geralmente mais concentrados do que os óleos essenciais e altamente aromáticos. A técnica e o processo de extração ajuda a evitar danos para os compostos aromáticos das plantas, preservando sua máxima qualidade olfativa e produzindo absolutos com aromas mais próximo do original da planta. (Lazslo).
Restrições: não usar durante a amamentação e a gravidez.
Nome em Latim: Jasminun grandiflorum
Origem: Egito / Marrocos
Moléculas Aromáticas: acetato de bencilo
Parte da planta: Flores
Uso oral