O óleo essencial de canela do ceilão, também conhecida como canela verdadeira, extraído das folhas é rico em fenóis (70% a 80% de eugenol). Propriedades: antiinfeccioso muito forte e de largo espectro de ação (antibacteriano, antiviral, antifúngico, antiparasitário). Uterotónico.
Indicado em casos de infecções dentárias como abcessos, gengivite, periodontite, estomatite. Diarréias infecciosas, dor de dentes e gengivas, cistites, atrasos no termo gestacional, parto difícil, flatulência, inchaços abdominais, hipotireoidismo, piolhos, sarna, carraças. Herpes-zoster, herpes, varicela, verruga, sinusite, gripe, bronquite, turbeculose, astenias profundas.
Em estado puro, os fenóis são irritativos para a pele e as mucosas, portanto, é obrigatória a diluição numa base neutra antes de aplicar na pele. Ver tabela de diluição. Não deve ser usado em mulheres grávidas (uterotónico), lactantes, bebés. Em pacientes neurologicamente afetados deve-se ter precaução e usar em dosagem baixa.
Receita para uso em caso de extração e dor de dente:
Em um frasco de 10ml com tampa conta-gotas, misture:
22 gotas de óleo essencial de canela do ceilão (folhas)
22 gotas de óleo essencial de louro (folhas)
22 gotas de óleo essencial de hortelã do campo (spearmint)
22 gotas de óleo essencial de ltea tree
6ml de óleo vegetal (macerado) de arnica
Pingar 3 ou 4 gotas em um pedaço de algodão, que será colocado entre a gengiva dorida e bochecha de 3 a 5 vezes por dia, até melhora sensível.
Nome em Latim: Cinnamomum zeylanicum/verum
Origem: Madagascar
Moléculas Aromáticas: eugenol
Método de extração: destilação
Órgão Produtor: folhas