Utilizado no tratamento da depressão e ansiedade, possui efeito relaxante, calmante, sedativo e analgésico. Nos tratamentos de pele é um ótimo cicatrizante, utilizado em casos de queimaduras, picadas de insetos, eczemas, dermatites, assaduras da fraldas, prevenção e tratamento de piolhos. Para uso tópico ou no difusor.
Características
A lavanda tem um aroma doce, floral e leve. Também conhecida como Clonal Lavender, esta lavanda cresce a baixa altitude de cerca de 600 a 1000 metros na região de Provence, na França. Possui um teor de éster inferior à Lavanda de Alta Altitude, dando-lhe um aroma a terra e um pouco mais picante. A lavanda é um óleo suave e é o mais versátil na aromaterapia.
Principais propriedades terapêuticas
Analgésico, antibacteriano, antifúngico, anti-inflamatório, antirreumático, antiespasmódico, calmante, antidepressivo e ansiolítica. Para uso tópico ou no difusor. Utilizado no tratamento da depressão e ansiedade. Possui efeitos relaxante, calmante, sedativo, analgésico. Nos tratamentos de pele é um ótimo cicatrizante, utilizado em casos de queimaduras, picadas de insetos, eczemas, dermatites, assaduras da fraldas, prevenção e tratamento de piolhos.
A lavanda é frequentemente aclamada como a rainha dos óleos essenciais quando se trata de promover o sono. As suas propriedades calmantes tornam-na uma escolha ideal para aqueles que lutam contra a insónia (dificuldade em dormir) ou noites agitadas. Foi demonstrado que o aroma de lavanda contribui para reduzir a frequência cardíaca e a pressão arterial, sinalizando o corpo para entrar em um estado de relaxamento.
Aplicações
A lavanda é mais conhecida por suas propriedades relaxantes; experimente utilizar no difusor antes de dormir ou simplesmente, colocar duas gotas em um lenço ao lado do travesseiro na hora de dormir.
Como a Lavanda combina muito bem com muitos outros óleos, tente a seguinte mistura: 3 gotas de lavanda, 3 gotas de tangerina e 1 gota de gerânio em uma colher de chá de óleo de amêndoa doce, adicione a um banho quente por um longo banho relaxante.
Sugestões
Pode utilizar o óleo essencial de lavanda diluído em um gel de banho ou loção corporal sem fragrância ou em óleo vegetal como amêndoas doces, óleo de coco fracionado ou grainha de uva.
Para usar lavanda para dormir, deve adicionar algumas gotas a um difusor no seu quarto (ou misturá-lo com um óleo transportador) e aplicá-lo nos seus pulsos. Também pode criar um ritual relaxante na hora de dormir, adicionando algumas gotas de óleo de lavanda a um banho quente ou usando-o em um spray de travesseiro. O aroma suave da lavanda irá envolvê-lo, embalando-o num sono profundo e rejuvenescedor.
Restrições de uso: Não tóxico e não irritante nas doses prescritas.
Nome em Latim: Lavandula angustifolia
Método de extração: Destilada a partir das flores
Origem: França
Aparência do óleo: Claro a amarelo pálido
Colar Chakra: Coração, Coroa e Base