A Copaíba faz parte da medicina tradicional indígena brasileira. É uma planta originária das regiões tropicais da América Latina e África.
É o óleo com maior concentração de Betacariofileno (88%), susbtância com alto poder anti-inflatório e que possui mecanismo de ação no organismo diretamente ligado aos receptores canabinóides CB2, os mesmos que parecem ser os responsáveis pelas propriedades anti-inflamatórias da canabis.
É um excelente bactericida e cicatrizante. Indicado para tratar ferimentos e problemas de pele como dermatite e psoríase.
Propriedades Principais: Poderoso anti-inflamatório, antibiótico, imunoestimulante. Sistema respiratório, eczema, psoríase.
Psicoemocional: Revigorante, calmante, relaxante e animador. Bom contra o estresse, desânimo e ansiedade.
Corporal: Utilizada nos casos de infecções do sistema urinário e sintomas da gripe. Trata problemas de artrite, reumatismo, artrose, pancadas, torções, dores e inflamação muscular. Eficaz no tratamento de sinusite, pneumonia e tosse.
Dermatológico: Rejuvenescedor por excelência. Trata inúmeras desordens da pele como queimaduras, furúnculos, ferimentos, sangramentos, psoríase, eczemas, herpes, acne, caspa, queda de cabelo e seborreia. Eficaz contra infecções e inflamações, alergias, câncer de pele, pé de atleta, ressecamento e micoses. Também é ótimo para saúde dos cabelos, manchas de sol e contra rugas, celulite e alergias.
O bálsamo de Copaiba é usado em perfumaria fina. Seus aromas balsâmicos e amadeirados são usados para reforçar acordes orientais ou amadeirados. Sua fragrância relaxante e terrosa, associada a laranja e tangerina, traz equilíbrio e harmonia.
Restrições: Não há restrições de uso, desde que respeitadas as regras de utilização e diluição dos óleos essenciais.
Nome em Latim: copaifera officinalis
Origem: América do Sul, Amazónia
Método de extração: destilação da oleorresina
Órgão Produtor: tronco
Saiba mais no Blog SerEssencial