O óleo essencial de funcho é puro, extraído das sementes da planta Foeniculum vulgare, também conhecida como erva-doce ou anis-doce. Esse óleo possui um aroma doce e licoroso, semelhante ao do anis estrelado ou erva-doce.
Considerado uma das melhores alternativas para questões digestivos porque de acordo com a medicina chinesa, entre as suas qualidades, estão a de aquecer e secar.
Propriedades: Antisséptico, aperitivo, antiespasmódico, anti-inflamatório, carminativo, depurativo, desintoxicante, diurético, emenagogo, estomáquico, estimulante, tonificante e expectorante.
Principais aplicações: Uso tópico, o uso no difusor é menos recorrente.
Conhecido por ter uma significativa potência estrogênica devido a hormonas vegetais, de modo que pode ser útil para regular o ciclo menstrual. Acredita-se também que ele ajude a reduzir os sintomas causados pela flutuação dos níveis hormonais.
Utilizado no tratamento das infecções do trato urinário, problemas da menopausa, pré-menopausa, período menstrual doloroso, amenorreia e TPM.
Restrições: Não é irritante e é relativamente não tóxico. Use este óleo com moderação, pois pode causar sensibilidade em algumas pessoas. Não o utilize em mulheres grávidas e em pessoas que sofram de epilepsia, endometriose ou de algum tipo de câncer dependente de estrogênio.
Muito indicado e comercializado como galactagogo (aumenta a produção de leite materno), embora, segundo o site e-lactância, o consumo do funcho não é recomendado durante a amamentação, por ser considerao neurotóxico se ingerido em altas doses.
Nome em Latim: Foeniculum vulgare ssp dulce
Método de extração: destilação
Órgão Produtor: parte aérea em grão.