Envios grátis a partir de 50€ *

* consulte as condições de venda.

Há pesquisas científicas que demonstram que a aromaterapia pode ser benéfica se utilizada durante o trabalho de parto, seja para reduzir a ansiedade, o medo e a dor da mulher.

Os óleos essenciais de Lavanda, Sálvia Esclaréia, Manjerona e Camomila Romana demonstraram ser os mais efetivos para o alívio da dor, os de Lavanda, Rosa e Frankincense foram os mais efetivos para o alívio do medo e da ansiedade. O óleo essencial de Sálvia Esclareia, é um óleo fortemente relaxante que pode reduzir a ansiedade, o estresse e a depressão. Ele pode auxiliar nas contrações e, portanto, pode acelerar e promover o trabalho de parto.

Deve-se ter cuidado ao usar sálvia, jasmim ou hortelã-pimenta quando o trabalho de parto é prematuro ou aplicados por parteiras/terapeutas grávidas. 

No pós-parto:

Períneo dolorido e machucado com ou sem pontos: o óleo essencial de lavanda é o mais comum para este uso.

Depressão pós-parto: Laranja, tangerina, néroli, bergamota, rosa e jasmim.

Hemorróidas: Gerânio e cipreste.

 

Métodos de Aplicação:

Na gravidez, utilize uma mistura de 1% (1 gota de óleo essencial para 5ml de base transportadora), este percentual pode ser usada 6/8 semanas após o nascimento, quando pode ser aumentada para 2%.

BANHO: Óleos essenciais adicionados a um óleo dispersante para um banho quente com imersão de pelo menos 15 minutos. Com este método, podem ser adicionadas 4-6 gotas de óleo ao banho durante a gravidez, aumentando para 6-8 gotas após o nascimento.

ESCALDA PÉS: Usado como acima, mas apenas 2-3 gotas na gravidez, 3-4 gotas após o nascimento.

MASSAGEM: Uma massagem muito suave com óleo transportador pode ter efeitos físicos e psicológicos maravilhosos.

SPRAY: Um pequeno frasco spray preenchido com água morna, adicione 2-3 gotas de óleos essenciais. Ele pode então ser agitado e pulverizado para esfriar e refrescar. Evite borrifar nos olhos e na boca. Use apenas no dia da preparação.

INALAÇÃO: Pode ser por meio de um lenço de papel ou de um colar difusor para aliviar os sintomas de náusea ou ansiedade.

CREMES / LOÇÕES: óleos essenciais adequados adicionados em uma base em creme ou loção neutra, para irritações da pele e algumas doenças menores.

Estas sugestões não substituem o conselho de um aromaterapeuta, parteira, consultor ou médico de família.

Fontes: Óleos Essenciais na Gestação, Parto e Pós-parto, André Ferraz / IFA - International Federation of Aromatherapists