A pergunta relevante neste caso seria QUANDO usar um ou outro, pois há indicações mais adequadas para o óleo de coco fracionado e há outras nas quais é preferível usar o óleo de coco virgem.

O óleo de coco é uma gordura incrivelmente saudável, tanto o fracionado, quanto em seu estado virgem porque ambos são ótimas fontes de triglicerídeos de cadeia média fornecendo ácidos gordos que contêm de 6 a 12 átomos de carbono. 

A diferença é que enquanto o principal ácido gordo do óleo de coco virgem é o ácido láurico  de 12 carbonos (C12), a maior parte ou todo esse ácido gordo é removido do óleo de coco fracionado.

Os ácidos gordos de cadeia longa presentes no óleo de coco também são eliminados no processo de fracionamento.

Assim, os principais ácidos gordos de cadeia média presentes no óleo de coco fracionado são o ácido caprílico ou ácido octanóico(C8) e o ácido caprico ou ácido decanóico (C10).

Como é feito o óleo de coco fracionado?

O óleo de coco fracionado é produzido a partir de óleo de coco comum, através de um processo chamado fracionamento.

O fracionamento é usado para separar diferentes tipos de gorduras que são naturalmente encontradas em alguns óleos. É frequentemente feito para criar novos produtos para os consumidores.

Os diferentes pontos de fusão de várias gorduras tornam possível o fracionamento.

Por exemplo, o ácido láurico e os ácidos gordos de cadeia longa têm pontos de fusão mais altos que o ácido caprílico e o ácido caprico. Portanto, eles se tornarão sólidos mais cedo quando resfriados.

O fracionamento do óleo de coco é realizado aquecendo o óleo acima do seu ponto de fusão. Em seguida, é deixado esfriar e a fração sólida do óleo é separada do líquido. Todo o processo de fracionamento pode levar várias horas.

O óleo de coco fracionado é insípido, inodoro, estável e conserva suas propriedades por mais tempo, mantendo-se em estado líquido mesmo em baixas temperaturas.

Quando usar o óleo de coco virgem e o óleo de coco fracionado?

O óleo de coco virgem geralmente solidifica em temperaturas inferiores a 25ºC, o que torna interessante o seu uso em formulações em que se busca uma maior consistência, como stick labiais e desodorantes, hidratantes sólidos, entre outros.

O ácido láurico é um componente importante do óleo de coco. De facto, o óleo compreende cerca de 50% de ácido láurico e é uma das fontes alimentares mais ricas do mundo com essa gordura saturada.

Benefícios para a saúde?

O ácido láurico tem sido associado a muitos benefícios à saúde: pode matar bactérias, vírus e fungos, enquanto protege contra várias infecções. 

Como no processo de fracionamento o ácido láurico é removido, sendo que a maioria dos óleos de coco fracionados não contém ácido láurico ou apenas quantidades muito pequenas, quando o objectivo for o tratamento de infecções, vírus e fungos, o ideal é utilizar o óleo de coco virgem. 

Embora o óleo de coco fracionado não ofereça os benefícios do ácido láurico, ele continua igualmente rico em ácidos gordos de cadeia média, que possuem vários benefícios como ajudar na perda de peso porque são metabolizados de forma diferente das outras gorduras, sendo rapidamente quebrados e absorvidos pelo corpo e usados como fonte de energia. 

O uso dos ácidos gordos de cadeia média tem sido associado a vários outros benefícios à saude, tais como: redução do colesterol, baixar os níveis de açúcar no sangue, melhora a função cerebral.

O óleo de coco é capaz de permanecer na forma líquida porque seu ácido láurico foi removido, tornando-o um óleo mais leve, fino, maior efeito antioxidante, mais estável com uma vida útil bem mais longa.

Após o fracionamento, o óleo de coco torna-se mais leve e menos gorduroso e por ser muito facilmente absorvido pela pele, é especialmente indicado para uso como base carreadora para os óleos essenciais e para massagens por proporcionar um alto deslizamento.

Ideal para peles secas. É calmante, suavizante e nutritivo até para a pele sensível do rosto, mas também para o corpo, couro cabeludo e cabelo. Também pode servir como base para elaboração de cosméticos como bath scrub, ser adicionado ao seu hidratante corporal  para dar um "boosting".

O óleo de coco fracionado também é comercializado como óleo MCT e óleo de coco líquido, mas, fundamentalmente, todos são o mesmo produto. Seus usos incluem cuidados com a pele, cabelos e culinária.

É um óleo bem tolerado pela maioria das pessoas, no entanto, pode causar reações em algumas pessoas, por isso, o ideal é fazer o teste numa pequena área do corpo, como o antebraço e aguardar 24h antes de aplicar em maiores quantidades.

Fonte:healthline.com

Óleo de coco fracionado

< VOLTAR PARA O ÍNDICE

Portes Grátis 50€

Entrega em mãos possível em Aveiro, mediante agendamento.
+351 926 178 983

Pagamento Seguro

Métodos de Pagamento

pagamentos

Segurança

segurança ssl
Produtos adicionados à Lista de Desejos

10% de desconto!

Subscreve a nossa newsletter para ganhar 10% na primeira compra e ainda receberás dicas de aromaterapia e novidades em primeira mão.

Ser Essencial Aromaterapia