Conhecido também como água floral, o hidrolato é a água proveniente da destilação dos óleos essenciais e ela também contém princípios ativos. Mesmo contendo apenas uma pequena quantidade de óleos essenciais e moléculas aromáticas solúveis em água (cerca de 1%), ele retém as mesmas propriedades (com algumas variações) do óleo essencial do qual é derivado. Versão homeopática dos óleos essenciais, é muito suave e sem moléculas agressivas.
O hidrolato é bem mais barato que o óleo essencial. A diferença é signficante quando falamos em óleos preciosos (rosa, melissa, verbena-limão, néroli, ênula, camomila romana, cisto, sempre-viva-verdadeira). Com os hidrolatos, podemos desfrutar das propriedades dos óleos essenciais de maneira mais económica.
Quem pode usar?
Por serem suaves, extremamente diluídos, podem ser usados em bebés, crianças, idosos, grávidas porque agem de maneira suave e eficaz, sem qualquer risco. Deve-se apenas evitar o uso dos hidrolatos provenientes de plantas não recomendadas para crianças e grávidas.
Para que servem?
Cada hidrolato tem a sua aplicação, mas de uma forma geral, pode se utilizar para higienização da pele, tónico facial, hidratação dos cabelos e mãos, refrescar o ambiente e para aromaterapia (em casos de asma e bronquite), acalmar e regenerar a pele em casos de queimaduras leves, assaduras da fralda, eczemas e psoríase. São recomendados sempre que algo delicado for o objetivo, como é o caso da lavagem dos olhos ou cuidados com a pele.
Hidrolato de lavanda:
O hidrolato de lavanda é a melhor opção para tratar a pele no verão, inclusive queimaduras solares, pele irritada, picada de insetos.
Hidrolato de flor de laranjeira:
É muito suave e cheira tão bem! Tranquiliza e acalma os nervos, facilita o sono. Ótimo para utilizar m bebés agitados.
Hidrolato de Rosas:
Vermelhidões, irritações ou desconforto cutâneos. Útil para a higiene perfeita, mesmo em caso de haver placas cutâneas, eczemas, machucados, assaduras.
Hidrolato de Camomila Romana:
Acalma e regenera a pele, alivia admiravelmente a agonia causada por erupções de eczema ou psoríase. Também urilizado para prevenir e tratar assaduras da fraldas (combinado com óleo essencialde lavanda). Acalma os olhos irritados. Indicado para crianças nervosas com tendência a exteriorizar seu mal-estar por erupções cutáneas.
Receita de pós sol com propriedades refrescantes, hidratantes e regeneradoras da pele:
50ml de hidrolato de lavanda ou camomila romana
20 a 30 gotas do óleo essencial de lavanda diluidos em 1 colher de óleo vegetal de calêndula (ou outro).
Misture tudo em um frasco de vidro escuro com tampa spray. Agite antes de borrifar na pele.
Esta combinação também pode ser utilizada para as assaduras da fraldas, porém, neste caso, o percentual de óleos essenciais deve ser menor. Utilize apenas 8-10 gotas no máximo de óleo essencial.
-----------------------------
Texto adaptado dos livros: Cuidando dos Filhos com Óleos Essenciais (de Daniely Festy) e Aromaterapia para os pequenos (de Anne-Lare Jaffrelo).
< VOLTAR PARA O ÍNDICE