Cera de soja em formato de pequenas pérolas. A cera de soja é origem vegetal, obtida a partir da hidrogenação do óleo de soja, própria para confeção de produtos veganos.
A cera de soja é utilizada para dar consistência e textura às formulações cosméticas caseiras. Possui propriedades emolientes, criando uma camada protetora na pele, evitando a perda da humidade natural.
Pode ser utilizada como ingrediente na confeção de bálsamos, pomadas, cremes e produtos capilares.
A cera de soja é mais comumente utilizada para elaboração de velas aromáticas e velas de massagem, pois, como tem um baixo ponto de fusão, não queima a pele. É a ideal para fazer velas em um copo ou outro recipiente, como latas de alumínio, tijelas, casca de coco, etc. Não sendo recomendada para fazer velas com moldes.
Vantagens das velas aromáticas feitas com cera de soja e óleos essenciais em relação às velas comerciais:
- as velas comuns, são em sua maioria, feitas com parafina, que é derivada do petróleo, libera um fumo preto que aumenta a toxicidade do ambiente.
- usar óleos essenciais, que são substâncias naturais para aromatizar as velas, é bem mais seguro que inalar as fragrâncias sintéticas das velas comerciais, que podem ser prejudiciais à saúde.
- Nas velas caseiras, podemos utilizar apenas ingredientes naturais, como o pavio de algodão, que não libera fuligem e corantes naturais, como a curcuma, por exemplo.
Para fazer em casa uma vela aromática, 100% natural, basta derreter a cera de soja em banho maria ou microondas, adicionar o corante (opcional) e os óleos essenciais preferidos e misturar bem. Deixar que vá se solidificando e, por fim, colocar o pavio e esperar até que seque por completo.
Ponto de fusão: entre 50 e 55ºC.
Ingredientes: óleo de soja hidrogenado
Imagem ilustrativa. Não acompanha copo, pavio e nem ilhós.